English French German Spain Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

iPhone/iTouch mais rapido apagando coisas inúteis

Nesse tutorial eu vou ensinar a vocês como ganhar mais memoria ram apagando/desativando coisas que nao nao tem muita nescessidade de estar no seu aparelho, um iPhone 3G 3.1.3/spirit geralemtne possui com uns 55mb de memoria ram livres, após o tutorial realizado esse número pode chegar a 75MB livres! 
Para fazer essa façanha sao nescessarios 3 passos.
  • 1º - Desativar/Editar os LaunchDaemons;
  • 2º - Apagar pacotes de linguagens que nao utilizamos;
  • 3º - Criar paginamento de memoria virtual.



O que vc vai precisar: 
-iPhone/iTouch jailbroken;
- SBSettings, apenas para verificar a memória;
-MobileTerminal, pode ser achado facilmente no cydia;
-Um cliente SSH, eu uso o iPhone Explorer
-plist editor, pode ser achado facilmente no google

Antes de começar eu deixo bem claro que eu nao me responsabilizo por danos causados aos seus aparelhos, e é restritamente recomendado que vc faça um backup dos arquivos editados e apagados. Leia o tutorial varias vezes, tenha certeza que vocE entendeu todos os passos antes de prosseguir, se fizer algo errado e o seu aparelho nao ligar mais vc vai ter que fazer restore, por isso é de extrme importância fazer um backup antes de realizar o tutorial para você não correr o risco de perder arquivos.


1º Passo: Desativar/Editar os LaunchDaemons
  • primeiro acesse o seu aparelho por ssh e vá ateh /system/library/
  • procure pela pasta /LaunchDaemons
  • faça duas copias pro seu desktop, uma pra guardar como backup e outra para alterar.
  • a pasta que esta dentro do seu aparelho renomeie para algo como LauncDaemons.old ou LaunchDaemons.original e nao mecha nela, vai ser um backup dentro do seu iphone.
  • agora vá na pasta do seu desktop.
  • para desativar basta apenas deletar o plist.
Vamos a lista dos Daemons: Daemons Seguros - Estes daemons podem ser deletados tranquilamente por qualquer usuario.
-com.apple.DumpPanic.plist - Faz um dump dos crashes para avaliação da Apple. 
-com.apple.ReportCrash.(******).plist - Existem 5 destes daemons, eles recolhem dados do que causou o crash e quais os programas rodando na hora, etc. 
-com.apple.CrashHouseKeeping.plist - Tambem meche com crash.  
-com.apple.aslmanager.plist - Esse aqui gerencia System Logs. 
-com.apple.syslogd.plist - Este tambem tem haver com logs. 
-com.apple.powerlog.plist - Este é usado para monitorar qualquer incompatibilidade com carregadores de terceiros. 
-com.apple.stackshot.server.plist - A função deste daemon é desconhecida, eu nao deletei nele, mas nao teve nenhum efeito deletado de um ipod touch. 
-com.apple.tcpdump.server.plist - Este daemon aparentemente é para fazer um dump da network, nao sei exatamente o que isto significa, mais eu removi e nao tive nenhum problema no meu iphone. 
-com.apple.iqagent.plist - A função deste daemon é desconhecida, eu nao mechi com ele. mas nao teve nenhum efeito deletado de um ipod touch. 
-com.apple.mobile.profile_janitor.plist - A função deste daemon é desconhecida, mais eu removi e nao tive nenhum problema no meu iphone. 
-com.apple.chud.chum.plist - Este daemon relata ao Apple's CHUD (Computer Hardware Understanding Developer) tools. remover este daemon nao vai ter efeito no seu aparelho, a nao ser que vc seja um developer. 
-com.apple.chud.pilotfish.plist - Este daemon tambem relata ao Apple's CHUD (Computer Hardware Understanding Developer) tools. remover este daemon nao vai ter efeito no seu aparelho, a nao ser que vc seja um developer.
2º Passo: Apagar pacotes de linguagens que nao utilizamos.
  • baixe este arquivo;
  • acesse o seu aparelho por SSH e copie o arquivo para /var/mobile/
  • agora no seu aparelho, abra o MobileTerminal e digite estes codigos:
Código:
su root alpine chmod 0755 ./langpack2.sh ./langpack2.sh
  • deve aparecer isto
Imagem
  • de um tap em retorno 2x, ele vai procurar no seu aparelho por pacotes de linguagem, demora um pouco, mais depois ele vai te perguntar quais sao os pacotes de linguagem vc vai querer deletar.
  • IMPORTANTE, ele vai perguntar se vc quer apagar todas as liguagens menos o Ingles, preste bem atenção para nao deletar o portugues, e se vc usa os teclados EMOJI, deixe a linguagem japonesa.
  • e por ultimo ele vai perguntar se vc quer deletar o langpack2.sh, diga que nao.
    pois a cada aplicativo que vc instalar, ele vai instalar a linguagem dinovo, intao é recomendavel que vc execute ele uma vez por mes.
Somente com este 2 passos seu iPhone já fica BEM mais veloz, caso queira que fique mais rápido ainda faça o terceiro passo, porém como mencionado é arriscado aconselho aos menos desesperados à parar por aqui.
3º Passo: Criar paginamento de memoria virtual
IMPORTANTE, esse hack cria um paginamento de memoria virtual na memoria flash, ou seja, a memoria flash do seu aparelho vai ser constantemente usada, o que implica em redução da vida util da memoria. Alguns dizem que nao terá muito efeito porque ela foi feita pra durar muito, mas outros dizem que dentro de 2 anos de uso a memoria queima ou algo do tipo, teve um caso que o cara diz que usou por 3 semanas e a memoria dele pifou! Use por sua conta em risco!
  • Baixe este arquivo
  • Acesse eu aparelho por SSH e copie o com.apple.dynamic_pager.plist para /system/library/LaunchDaemons
  • Reinicie (desligue e ligue) o seu aparelho.
  • depois de reiniciado, repare que ele vai ficar com mais de 50MB de memoria livre.
Assim nao tem como dar um free memory pelo SBSettings. abra algo para ficar com menos de 50MB. depois va no sbsettings, processos, free memory, repare que ele vai travar, nao se desespere, pois ele trava quando esta "copiando" da memoria ram para a memoria virtual, é normal. eu ainda nao vi nenhuma vez travando enquanto eu estava usando ele, pois ele "copia" pra memoria virtual os processos que nao estao sendo usados. Ele ficou lento/travado quando tentei instalar um app grande pelo instalous, desativei ele e parece que instalou normal agora! EDIT: Acabei tirando esse hack! nao da pra instalar coisas nem pelo cydia... fica demorado de mais... ele fica copiando coisa pra memoria virtual.... e como eu instalo coisas sempre... tirei de vez... mais mesmo assim, só com os dois primeiros da uma diferença boa! mais está ai pra quem quiser usar! se vc quiser desativar faça o seguinte.
  • acesse seu aparelho por SSH
  • vá ateh /var/vm/
  • e apague todo o conteudo da pasta (DE MODO ALGUM APAGUE A PASTA VM, SOMENTE O QUE ESTIVER DENTRO DELA)
  • va até /System/Library/LaunchDaemons/
  • e apague o arquivo com.apple.dynamic_pager.plist
-aqui vai alguns SS para ver o tamanho do desempenho =D
  Imagem 

Imagemdepois de dar um free memory
esse é o pico de memoria livre, depois de um tempo cai o nº de memoria livre, pois ele retorna o que tava na memoria virtual pra memoria ram.
Créditos: Xinaman
http://www.funkyspacemonkey.com
http://www.hackulo.us

Nenhum comentário:

Postar um comentário